ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA


A metodologia de projetos é uma proposta educacional com o ensino e com a aprendizagem, contribuindo para a organização do currículo escolar, tornando o ensino mais ativo e significativo. Essa metodologia:


desenvolve a confiança do aluno na própria capacidade de aprender e tomar decisões.
cria condições para que os alunos memorizem o conhecimento transmitido.
promove a dependência dos alunos em relação ao conhecimento do professor.
possibilita a prática de um ensino pronto, acabado e estanque em sala de aula.
possibilita exclusivamente o trabalho individual em sala de aula. 

Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão proposta.

CAPRICÓRNIO

22/12 a 20/01

É um bom momento para melhorar a sua imagem, inclusive com os familiares. Seu lado sonhador e idealista está em alta. Passe mais tempo com os amigos. Se está em busca de um novo amor, vale a pena pedir uma força para um amigo. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro.  Cor: cinza.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:



ensinar os cuidados com a saúde.
vender um produto anunciado.
aconselhar sobre família, amizade, amor e saúde.
expor a opinião de leitores em um jornal. 
informar sobre o que é a astronomia.

Todos os usuários da Língua Portuguesa são capazes de refletir sobre ela, ao analisar possíveis variações no seu uso e ao escolher as que consideram mais adequadas ao contexto e à finalidade da comunicação. De acordo com essa afirmativa, pode-se inferir que:


os diferentes registros e as variedades linguísticas em nada contribuem para o uso adequado da Língua Portuguesa às situações comunicativas.
empregar adequadamente a Língua Portuguesa, nas mais deferentes situações de comunicação, não significa conhecer as variações das modalidades oral e escrita. 
as variações linguísticas podem ser desconsideradas em situações sociocomunicativas nas quais os interlocutores apresentam domínio pleno da língua culta.
a observação e a análise têm por objetivo garantir a construção de conhecimentos relevantes para as práticas de produção e de recepção de textos, desconsiderando o contexto em que elas acontecem. 
refletir sobre a Língua Portuguesa  é observar e analisar seu uso, considerando o contexto, tendo em vista o sucesso da comunicação. 

Analise a afirmação a seguir.

 

“A aquisição do conhecimento depende de um processo que envolve a interação entre um sujeito e um objeto, isto é, entre um indivíduo e o seu meio social”.

 

Essa afirmação se refere à Metodologia:


diretiva.
não relacional.
de projetos.
não diretiva.
relacional.

Leia, com atenção, a situação-problema a seguir.

Na sala de aula em que João Roberto é professor, ele ouve, todos os dias, alunos dizerem frases como “começou as aulas”, “traz o livro pra mim lê”,  “passa menas tarefa, professor”. Em sua prática, o professor já abordou várias regras gramaticais, mas continuou a observar a recorrência das dificuldades dos alunos. No momento da produção de texto escrito, a situação se tornava ainda mais crítica: o professor solicitava a produção de uma notícia, os alunos desconheciam os modos de organização desse gênero textual.

 

Considerando que o professor João Roberto deseja mudar a metodologia de suas aulas para favorecer o processo de ensino e de aprendizagem, como poderia ser pensado uma prática  com esses alunos?


Estabelecer, durante as suas aulas de ensino da língua, momentos de escrita de exercícios estruturais, com as classes gramaticais.
Abordar conteúdos exclusivamente gramaticais que deverão ser ministrados ao longo do semestre.
Definir, em seu planejamento, produções textuais a partir de esquemas pré-estabelecidos propostos em diferentes materiais disponíveis na biblioteca da escola.
Propor um estudo fazendo uso da Pedagogia de projetos, em que é estabelecido um eixo a partir de uma problemática apresentada pelos alunos.
Seguir, metodicamente, a sequência apresentada no livro didático adotado na escola em que trabalha.

O livro didático é a referência que auxilia a mediação na sala de aula, entre o autor e o professor, entre o professor e os alunos, entre os alunos, durante os momentos de estudos e debate acerca das diversas temáticas dos textos nele abordadas. Portanto, pode-se afirmar que diversos são os mundos que se formam na interação, no leque de significações que se apresentam no espaço de uma sala de aula.

Dentre as alternativas a seguir, escolha a que melhor representa o que se espera de um bom livro didático, para alcançar os objetivos de ensino de língua materna.


Adotar os gêneros do discurso, orais e escritos, como unidades de estudo, em atividades de leitura e produção de textos.
Usar recursos pedagógicos como indicação de filmes, obras de arte e músicas, de forma excessiva para provocar o envolvimento dos alunos em todas as atividades.
Utilizar trechos de romances para incentivar a leitura, seguidos de atividades de compreensão e de interpretação de texto.
Trabalhar com crônicas e contos de diversos autores em atividades de leitura e interpretação, com o objetivo de o aluno aproveitar seu tempo com o deleite desses gêneros.
Usar exclusivamente poemas e músicas na elaboração de atividades de produção de textos, com o objetivo de manter os alunos sempre motivados.

Situações interessantes são sempre retratadas em charges. Nesse gênero textual são usados recursos da linguagem verbal e da linguagem não verbal para tecer algum tipo de crítica. Sobre a produção do chargista Duke, analise as afirmações e julgue aquelas que são verdadeiras.

 

Disponível em: < http://dukechargista.com.br/category/charges-duke-2014/ >. Acesso em: 20 ago. 2017.

 

I. O anjo, ao perguntar a São Pedro quem seria recebido primeiro, atesta seu conhecimento sobre a hierarquia de poder na terra.

II. Ao perguntar ‘Quem o senhor vai receber primeiro’, há uma suposta expectativa do anjo de que São Pedro iria escolher um deles.

III. A resposta dada por São Pedro confirma uma diferença de atendimento recebido pelas pessoas enquanto vivem na terra, conforme a classe social.

IV. Há uma crítica nas entrelinhas da charge em relação ao favoritismo no atendimento das pessoas cuja classe social é mais elevada.

V. A expressão “todo mundo” traz explicitamente que entram no céu todos aqueles que lá chegarem.

São verdadeiras as afirmativas constantes apenas em:


I, III e V.
III, IV e V.
II, III e V.
I, II, III e V.
I, II, III e IV.
Páginas: 123